hormônios

Os 2 principais hormônios ligados ao emagrecimento

Condicionaram o emagrecimento basicamente ao que você come e ao quanto você se exercita. De fato, essa combinação pode determinar muito do seu processo de emagrecimento.

Mas hoje eu quero chamar a sua atenção para outra coisa que acaba sendo esquecida por quem vive loucamente tentando perder peso: os hormônios que podem interferir nesse processo. Vamos bater um papo sobre isso?

Claro que não podemos ignorar que o que você está colocando no seu prato e o quanto você está suando a camisa nos treinos pode ajudar a secar, mas para que o emagrecimento efetivamente aconteça na proporção do seu esforço é necessário que o seu sistema hormonal esteja funcionando de acordo.

Por conta disso, quero que você conheça alguns dos principais hormônios que podem estar de atrapalhando.

Se mesmo fazendo de tudo você não consegue emagrecer talvez um deles seja o verdadeiro culpado.

Brevemente vamos entender um pouco sobre o que são os hormônios no nosso corpo.

Hormônios: o que são?

Os hormônios estão responsáveis por várias funções realizadas em nosso corpo.

Eles são produzidos pelo sistema endócrino do nosso corpo ou ainda por neurônios especializados e são liberados na corrente sanguínea para chegarem onde irão atuar.

Dentre os principais hormônios, estão alguns que veremos aqui hoje.

Os 2 principais hormônios ligados ao emagrecimento

Hormônios que podem estar afetando o seu emagrecimento

Se você não está conseguindo emagrecer ou tem muita facilidade para engordar o primeiro hormônio do qual você vai ouvir falar são eles, os hormônios da tireoide.

De fato, eles desempenham funções importantes e impactam significativamente o funcionamento de todo o metabolismo do nosso corpo.

Muitas pessoas acabam responsabilizando unicamente a tireoide quando a mesma possui uma produção abaixo do esperado, o chamado hipotireoidismo.

Todavia, não é bem assim que as coisas acontecem.

Quem por ventura vem a sofrer com o quadro de hipotireoidismo e não realiza nenhum tipo de acompanhamento bem como não prática atividade física e se alimenta mal, vai sim ter dificuldades para emagrecer, mas não pode unicamente culpar a baixa presença do hormônio.

O hormônio masculino

A testosterona apesar de ser conhecida como hormônio masculino também está presente no corpo da mulher e interfere diretamente no processo de emagrecimento ou ganho de peso.

Isso acontece porque é a testosterona a responsável em partes por aumentar a presença de massa magra e diminuir o armazenamento de gordura.

Quanto mais massa magra você tiver mais rápido o seu metabolismo vai trabalhar e consequentemente menos gordura ele vai acumular.

Para saber se você está enfrentando desregulação dos níveis de testosterona basta analisar se você faz uso de anticoncepcionais sem o devido acompanhamento.

O consumo de anticoncepcionais pode aumentar a presença de hormônios femininos e reduzir a testosterona.

Por conta disso é preciso que o médico faça a dosagem quanto ao níveis presentes da testosterona caso você venha a apresentar dificuldades para emagrecer.

Veja aqui um pouco mais sobre o efeito do anticoncepcional sobre o emagrecimento

hormônios

O pouco conhecido GH

Outro hormônio que pode estar interferindo no seu processo de emagrecimento é o hormônio GH.

Ele segue sendo conhecido muitas vezes apenas como hormônio do crescimento, mas ele também atua igualmente na reprodução celular e na quebra da gordura.

Essa última função desempenhada pelo GH é o que favorece o emagrecimento.

Ele igualmente atua sobre o seu metabolismo.

Para saber se os níveis do seu GH está adequado é necessário analisar como está a qualidade do seu sono.

Se você dorme de sete a oito horas por noite e se acorda poucas vezes durante a noite muito possivelmente está com bons níveis de GH.

Quem dorme mal e dorme igualmente pouco acaba tendo baixos níveis de GH uma vez que esse hormônio acaba sendo produzido a noite e por meio de picos.

Gostou de saber mais sobre os hormônios?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

 

Os 2 principais hormônios ligados ao emagrecimento

Sending
Avaliação
0 (0 Votos)

Deixe um Comentário