A pedra pomes é utilizada desde os tempos das nossas avós. A finalidade com que se pode ser utilizada são as mais diversas.
Se fossemos citar apenas algumas das principais utilizações dessa pedra temos customização de roupas, cuidados com a pele e o corpo, bem como com dos animais domésticos e com as nossas plantas.
É sobre especialmente esse último uso que gostaria de conversar com você hoje.
O uso da pedra pomes no jardim e como você pode enriquecer esse espaço se utilizando desse material.
Eu experimentei a pedra pomes nos vasos de casa e eu realmente gostei do resultado e acredito que você também vai gostar.
Mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre pedra pomes e o que ela de fato é?
Veja também:
Cactos: como cuidar e usar na decoração
Pedra pomes: entendendo o que ela é
Essa pedra apesar de receber esse nome nem mesmo deveria se denominar como uma pedra propriamente dita.
O seu processo de formação acaba sendo bem curioso e ela é advinda da lava produzida pelos vulcões em atividade.
Com a lava há a liberação de muitos gases.
Esses gases e outros materiais formam um tipo de espuma que assim que tem a sua temperatura reduzida começa a se solidificar e a formar com isso um tipo de rocha esponjosa e de baixa densidade.
Essa rocha que nasce da espuma de materiais e gases que entram em fusão após a erupção do vulcão é a pedra pomes que conhecemos e utilizamos há muitos anos.
Por que usar a pedra pomes no jardim?
Essa pedra apenas misturada em pequena quantidade na terra utilizada para o plantio já pode fazer uma enorme diferença no resultado final.
Vamos ver?
Abaixo você encontra alguns dos principais benefícios de usar a pedra no seu jardim.
Melhora no enraizamento da planta
Se você está começando agora no quesito jardinagem já deve ter visto algumas publicações pedindo que seja misturado algum tipo de material à terra para deixá-la mais leve e igualmente menos comprimida.
Uma das melhores opções acaba sendo a pedra pomes granulada.
Esse material além de favorecer o desenvolvimento de uma terra mais leve e igualmente menos compacta, favorece o enraizamento da planta que está sendo administrada no local tão como aumenta a absorção de água e de eventuais produtos que você possa pensar para aplicar no local.
Você acaba gastando menos com água
Tudo depende da planta que você está tentando ter no seu jardim, mas de modo geral podemos dizer que a pedra pomes pode sim levar a redução no gasto com água.
Isso porque a mesma possui a capacidade de absorver água e manter o solo úmido por mais tempo. Isso reduz a necessidade de regar, mas atenção.
Veja, algumas plantas precisam de pouca água e a pedra pomes pode acabar atrapalhando, mantendo o solo constantemente úmido.
Outras por sua vez precisam de muita água e consequentemente a pomes pode não ser suficiente.
Veja aqui outros usos dessa pedra maravilhosa
Como usar a pedra pomes no seu jardim?
Se interessou pelos benefícios da pedra pomes e gostaria de utilizá-la em seu jardim e não sabe como?
Se você está começando a plantar agora as suas mudas, pode misturar a pedra pomes com à terra para deixá-la mais leve, como vimos acima.
Mas também pode comprá-la granulada e colocá-la junto ao substrato.
Outra alternativa também interessante de uso da pedra pomes no jardim é fazer uma camada de drenagem eficiente que pode ajudar bastante no desenvolvimento das suas plantas.
A camada de drenagem consiste na primeira camada ou item a compor o vaso.
No caso de optar pela pomes você deixaria de usar outros tipos de materiais indicados para drenagem como a argila expandida, por exemplo.
Após aplicação da pedra pomes monte o vaso normalmente com adição do substrato e da planta.
Você já conhecia a pedra pomes? Já usa ela na sua rotina diária?
Conta para mim aqui em baixo.