Bolo com manteiga ou com óleo

Bolo com manteiga ou com óleo: quando dos 2 usar?

Vamos imaginar que você separou tudo para fazer o bolo de aniversário do seu filho. Todos os ingredientes estavam ok e você começou os preparativos. Só na metade, com o forno já ligado, você percebeu que acabou o óleo.

O que fazer?

Se você já se perguntou sobre fazer o bolo com manteiga ou com óleo você está no lugar certo.

No caso da situação acima, se você já vivenciou algo parecido e optou por usar a manteiga derretida pode ter percebido que o resultado foi bem similar ao que seria se tivesse usado o óleo.

Mas e se eu te dissesse que há diferenças significativas quando um bolo é feito com manteiga e quando é feito com óleo?

Você já deve ter reparado que alguns bolos são feitos especialmente com manteiga e outros com óleo e isso acontece justamente porque cada um destes ingredientes traz diferenças significativas para a sua massa.

Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, nós preparamos o artigo de hoje sobre bolo com manteiga ou com óleo com dicas que testamos e gostamos.

Quer saber mais? Então acompanhe!

Bolo com manteiga ou com óleo: Diferenças entre cada um deles

Para entender as diferenças e principalmente as características do bolo feito com manteiga é simples.

Quando deixamos a manteiga na geladeira por conta do calor precisamos esperar um pouco após retirá-la para usá-la novamente uma vez que ela está muito dura.

Esse é um efeito que a geladeira causa no produto, não é?

Com o bolo feito com manteiga o efeito é o mesmo.

O bolo com manteiga não pode ser colocado na geladeira uma vez que a manteiga presente no bolo tende a endurecer e a ressecar o bolo.

Resultado disso, um bolo com manteiga na geladeira acaba sendo perdido uma vez que ninguém vai querer consumir um bolo ressecado, duro e esfarelento.

O bolo com óleo por sua vez pode ser tranquilamente colocado na geladeira.

Ele também acaba proporcionando uma massa mais fofinha e molhadinha em comparação com a massa preparada com manteiga.

Além disso, o bolo feito com óleo também pode ser feito com boa antecedência podendo até mesmo ser congelado.

Veja aqui dicas de como congelar bolos.

Bolo com manteiga ou com óleo: quando dos 2 usar?

Dicas de quando usar um e quando usar outro

Bolo com manteiga é uma boa opção para quem deseja rechear. Se você está com vontade de fazer um bolo delicioso recheado para um aniversário ou comemoração especial, o ideal é optar pela manteiga.

A manteiga proporciona uma massa mais firme e igualmente melhor para cortar e manusear.

Se você optar pelo óleo terá uma massa mais macia e maleável, o que pode acabar dificultando bastante o processo de rechear e resultar em bolos quebrados.

Quantas vezes você não tentou rechear um bolo e acabou com a massa toda quebrada? Muito possivelmente porque você usou óleo no lugar da manteiga.

Mas e quando o recheio precisar ir à geladeira? Essa deve ser uma pergunta que se ainda não passou pela sua cabeça com certeza vai passar. O que fazer quando o recheio do bolo precisa de geladeira? Não se preocupe. A solução é simples.

Depois de já cortado as partes para o recheio do bolo umedeça a massa com o que tiver em casa. Pode ser tanto leite, água, suco de frutas, não importa.

Bolo com manteiga ou com óleo: quando dos 2 usar?

Não encharque a massa porque isso pode dificultar a montagem, mas deixe-a úmida.

Esse procedimento vai ajudar o bolo a ficar macio mesmo sendo feito com manteiga e tendo de ir à geladeira.

Outra dica interessante que pode ajudar a proteger bolos recheados é quanto a cobertura. Se o bolo recheado tiver uma cobertura de ganache você poderá ficar ainda mais tranquila uma vez que a mesma resulta em uma proteção extra contra o ressecamento da sua massa.

Como você habitualmente faz os seus bolos? Bolo com manteiga ou com óleo? Quais são as suas experiências no uso de cada um desses ingredientes? Compartilha comigo!

Sending
Avaliação
0 (0 Votos)

Deixe um Comentário