musculação emagrece ou engorda

Musculação emagrece ou engorda? Descubra aqui

Uma dúvida muito comum que eu constantemente vejo as pessoas se perguntarem é quanto a musculação. A dúvida é se a musculação emagrece ou engorda.

Fato é que o treinamento intenso e regular, feito de maneira adequada leva ao crescimento muscular.

O crescimento muscular por sua vez, resulta em músculos mais pesados.

Então quer dizer que a musculação engorda?

Você deve estar se perguntando isso nesse exato momento.

Vamos descobrir juntos?

Veja também:

Mitos do mundo fitness: 3 que você precisa conhecer!

De onde vem essa dúvida? Musculação emagrece ou engorda?

Se você já se perguntou sobre se a musculação emagrece ou engorda, sabe dizer de onde essa dúvida surgiu?

A questão é que a musculação é tida como um exercício anaeróbico, ou seja, não utiliza o oxigênio como a principal fonte de energia para a realização dos movimentos.

As pessoas que praticam esse tipo de exercício objetivam, sobretudo, o aumento da musculatura e o seu fortalecimento.

Para tanto, há um aumento significativo nessa musculatura e igualmente no seu volume.

E é daí que vem a terrível dúvida se a musculação emagrece ou engorda.

O que acontece é o seguinte: como a musculação trabalha justamente os nossos grupos musculares, favorecendo o seu desenvolvimento, estes músculos vão crescer.

O seu crescimento resulta em um aumento de peso.

Se você faz musculação e faz um acompanhamento estrito somente com a balança, vai acabar percebendo que os ponteiros estão subindo. Todavia, não podemos apenas por conta disso, determinar que a musculação engorda.

O fato é que a prática regular da musculação, atrelada a hábitos alimentares saudáveis, pode levar ao emagrecimento pela perda de gordura e ganho de massa muscular.

Em termos práticos, é bem possível que o seu peso não diminua, entretanto, o seu percentual de gordura e de massa magra vão mudar.

Por conta disso, praticantes de musculação não devem se prender unicamente aos ponteiros da balança como fator decisivo de análise de resultado.

musculação emagrece ou engorda

Entendendo melhor essa matemática

Você pode muito bem ter “engordado” assim que começou a malhar, mas se o seu percentual de gordura diminuiu e o seu percentual de massa magra subiu, tudo indicada que você ganhou massa muscular e perdeu gordura, ou seja, você emagreceu.

O que é levado em conta para determinar se uma pessoa está ou não acima do peso é o seu percentual de gordura e uma pessoa musculosa, com maior acúmulo de músculos, pode pesar mais do que uma pessoa sem tantos músculos, mas com maior percentual de gordura.

Mesmo que a musculação não seja o mais indicado exercício para o emagrecimento, entretanto, é muito benéfico para seus praticantes.

Quer ver alguns dos benefícios da prática regular?

musculação emagrece ou engorda

Benefícios da musculação

Um dos principais benefícios da musculação como prática regular é a melhora da postura.

Para se exercitar de maneira adequada sem ocasionar lesões é preciso que os praticantes mantenham a postura correta para a execução dos movimentos.

Isso acaba corrigindo a postura e faz com que você mantenha as costas eretas mesmo quando não estiver treinando.

Além disso, a musculação favorece o fortalecimento dos músculos das costas, o que pode reduzir significativamente um quadro de dor localizada.

Outro benefício atrelado a prática da musculação de maneira regular é a melhora do humor.

Ao se exercitar, seus praticantes experimentam uma liberação de endorfinas. As endorfinas estão associadas ao bem-estar e ao prazer.

Ao se tornar um praticante assíduo, essa sensação de felicidade e reenergização não será mais presente apenas após a prática, mas constante, se estendendo durante todo o dia.

Justamente por conta disso, pessoas que estão com depressão são recomendadas a se exercitarem mais.

Mesmo não sendo exatamente um exercício aeróbico e voltado para a melhora da capacidade cardiorrespiratória, a musculação, a depender da intensidade com que você realiza os movimentos, pode auxiliar na melhora do seu sistema cardiorrespiratório, o que tornará o seu coração cada vez mais resistente.

Gostou de saber mais se a musculação emagrece ou engorda?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Sending
Avaliação
0 (0 Votos)