Intolerância alimentar ou alergia

Intolerância alimentar ou alergia: como descobrir?

Hoje vamos bater um papo sobre um assunto bem interessante. Como identificar se é intolerância alimentar ou alergia?

Muitas pessoas acreditam que ambas são a mesma coisa, mas o fato é que cada uma apresenta características bem diferentes e igualmente manifesta sintomas distintos.

Como saber o que você tem de fato?

Eu vou te mostrar as melhores maneiras de saber como identificar que eu aprendi e que eu gostei.

Vem comigo?

Veja também:

Problemas oculares: como prevenir em crianças?

Você tem percebido que um determinado alimento não tem caído tão bem?

Se você está disposto a investigar o que de fato tem acontecido pode se deparar com dois quadros que podem se misturar e gerar a dúvida.

É intolerância alimentar ou alergia?

Embora a alergia alimentar seja um quadro raro, que não chega nem mesmo a afetar quatro por cento dos brasileiros adultos, é possível que seja o seu caso.

Mas não podemos nos esquecer que a intolerância alimentar, que apresenta sintomas bem similares, é mais comum e afeta atualmente cerca de quarenta por cento dos brasileiros.

Ou seja, quarenta por cento da população apresenta intolerância a algum alimento.

Para podermos estabelecer diferenças entre cada uma delas é fundamental entendermos bem no que consiste cada um dos quadros.

Intolerância alimentar ou alergia?

Muitas pessoas não compreender a diferença e isso é muito importante.

É intolerância alimentar quando?

A intolerância alimentar está diretamente relacionada com o nosso sistema digestivo.

Por exemplo, não há em nosso sistema a enzima específica para processar, ou melhor, digerir uma determinada molécula do alimento, gerando assim uma reação de intolerância.

No caso das pessoas que são intolerantes a leite, que, aliás é um dos quadros mais comuns de intolerância alimentar, elas não possuem em seu sistema digestivo a lactase, uma enzima responsável pela digestão do leite.

Apesar de ser comumente considerado como um processo hereditário, a intolerância pode surgir por conta dos nossos hábitos alimentares.

Isso mesmo, se você consome excessivamente leite e outros tipos de alimentos pode acabar desenvolvendo um quadro de intolerância.

Dentre os principais alimentos que geram intolerância temos o leite, o tomate e as nozes.

Intolerância alimentar ou alergia: como descobrir?

Quando se trata de alergia?

Normalmente, ao contrário da intolerância alimentar que pode surgir de uma hora para outra, a alergia acompanha a pessoa por toda a vida e apresenta seus primeiros indícios já na infância.

Ela está relacionada com o nosso sistema imunológico, diferentemente da intolerância que está diretamente ligada com o nosso sistema digestivo.

No caso da alergia alimentar o nosso corpo tem dificuldades para entender um determinado alimento e o considera como uma agressão, desencadeando com isso um processo sistêmico muitas vezes grave.

Intolerância alimentar ou alergia

Como saber se é intolerância alimentar ou alergia?

Se mesmo com essas dicas você está em dúvida, vem comigo.

Para determinar se você sofre com intolerância alimentar ou alergia se faz necessário uma atenção especial quanto aos sintomas apresentados.

Veja bem, pessoas com intolerância alimentar, como o problema é de origem digestiva, tendem a apresentar sintomas sobretudo nessa região.

Dentre os principais sintomas temos gases, distensão abdominal e ainda inchaço.

Diarreia também pode ocorrer bem como a sensação de estômago pesado.

A alergia por sua vez manifesta sintomas mais graves e igualmente indesejáveis.

Pode apresentar a depender da gravidade e igualmente da quantidade de alimento ingerido, vermelhidão, coceira na região, tosse, pele quente e o inchaço das vias aéreas, causando falta de ar.

Para o correto diagnóstico do quadro de intolerância alimentar o mais indicado é tentar tirar o alimento que levanta suas suspeitas ou partir para um teste laboratorial.

No caso da alergia, como os sintomas são muito incômodos e desagradáveis, colocando realmente o paciente em risco, o mais indicado em caso da dúvida é a realização de exames sanguíneos para determinar se há mesmo a alergia.

Nesse caso é necessário a retirada do alimento ou ingrediente da rotina alimentar do indivíduo.

Veja aqui mais informações sobre a importância do médico alergista

Você possui alguma intolerância alimentar ou alergia?

Conhecia as diferenças entre cada uma delas?

Conta para mim abaixo.

Intolerância alimentar ou alergia: como descobrir?

Sending
Avaliação
0 (0 Votos)

Deixe um Comentário